#EXHALE…

Depois de muitas semanas sem praticar com companhia, a semana passada tive o privilégio de participar na nossa turma da tarde. Despi-me das funções de professora, vesti-me apenas de praticante, e lá estendi o meu tapete perto do aquecedor, bem no inicio da sala.

Estava no começo dos meus Surya Namaskar, com as pernas afastadas, para dar espaço a esta barriguinha, que cada vez tem menos de “inha”,  e lá ia sentindo entrarem os primeiros alunos. Pareceu-me que alguns pararam na entrada, talvez confusos com o facto de eu estar ali sobre o tapete, mas na continuidade da sua chegada, foi nítido que entenderam que a aula seria dada pelo Jo, e em poucos instantes notava-se uma energia tão boa! De grupo coeso, que usavam a prática como uma forma de celebração do momento presente, vivendo realmente a respiração como ponte, entre corpo e mente! Existia silêncio na sala, apenas recortado pelos sons estáveis das respirações, ou dos movimentos dos corpos a entrarem e a saírem da cada posição. O Jo circulava pelo Shala a dar apoio a cada um, e o calor de cada praticante, suscitado e activado pelos vinyasas, originou um aquecimento natural na sala que ultrapassou o dos aquecedores. Lá fora estava o escuro do começo da noite, e cá dentro a luz era forte, advinda da circulação de energia que cada um criou.

Foi tão bom praticar com eles,  foi um privilégio! Estar dentro desta nossa pequena comunidade é uma benção, e também um orgulho, porque posso assistir a cada um, a inspirarem coragem e expirem medos, inseguranças, confusões, dúvidas. Inspirarem garra interna, força e equilíbrio, para voltarem a expirar, e entrarem numa outra postura, para irem ganhando uma nova noção de estarem plenos no momento presente, certos da respiração dentro de um corpo vibrante.

No final da aula, saí do tapete, de sorriso desenhado no rosto, grata por aquela hora e meia. Caminhei como cada um dos praticantes, descendo cada degrau das escadas do prédio, sentido-me mais viva.

 

BOAS PRÁTICAS

Recommended Posts