AN ASHTANGA YOGA PRACTICE A DAY REALLY DOES KEEP THE DOCTOR AWAY

Entram cá em a casa a queixarem-se do frio lá fora, vêm com casacos, gorros, e todo um conjunto de roupas que comprovam que finalmente o inverno chegou. Eu respondo-lhes com um sorriso,  porque sei que em poucos instantes os seus corpos estarão quentes, porque vão executar respirações em sintonia com  movimentos e posturas, numa prática dinâmica que cria calor interno.

Lá os vejo a estenderem os tapetes pela sala ainda a refilarem pelo ar gelado que se sente na rua, mas no final de alguns SURYA NAMASKAR, já há alunos a despirem as camisolas extras, ou a tirarem as meias que ainda tinham nos pés. Chegam ao final das posturas de pé e quase todos já têm os corpos quentes, e muitos deles, têm as roupas molhadas da esperada bendita transpiração a meio das posições sentadas.

Esta transpiração pretende limpar e desintoxicar os nossos organismos, preparando o corpo para focar a mente, e trazê-la a viver o momento presente, sem deambular de forma perdida ora pelo passado, ora viajando em direcção contrária rumo ao futuro.

Estas práticas de inverno não são iguais às do verão, e mesmo os que aquecem facilmente acabam por transpirar menos. É preciso respirar mais profundo e mais rápido, sem imprimirmos um ritmo excessivo ao ponto de perturbarmos a mente, pondo em causa o objectivo da prática – acalmar as suas flutuações.

No Ashtanga Yoga usamos um conjunto de respirações conscientes, nasais e  completas, para conseguirmos extender, prolongar e controlar a entrada e saída de ar pelo nariz, porque precisamos de as conjugarmos com a execução dos movimentos e posturas, de modo a conduzirmos a mente a um estado de maior equilíbrio e neutralidade. Então se por um lado há que activar maior calor, porque estamos em plena época de inverno, por outro temos de regular este ritmo, para que a mente se mantenha no momento presente.

Estas práticas de inverno não são iguais às do verão, mas mesmo com frio lá fora, e finalmente com a tão aguardada chuva, elas têm algo de muito especial, porque afastam-nos da preguiça e apatia típica desta fase do ano, e fornecem-nos um fluxo de energia (para mim sagrada), para mantermos a nossa saúde e bem-estar.

An Ashtanga Yoga practice a day really does keep the doctor away…

BOAS PRÁTICAS

Recommended Posts