Todos podem praticar.

“Vera,  mas praticas 6xs por semana? 2 horas por dia? Eu não tenho tempo para isso! Como é que há tantas pessoas a praticarem, onde é que elas arranjam o tempo? Elas trabalham? Têm filhos? Vida social? Mas para eu ser tua aluna tenho de praticar 6 dias por semana?”

Eu ri-me, porque ela não parava de fazer perguntas, tinha uma expressão engraçada na cara, o olhar confuso, e o tom de voz subia de que cada vez que dizia 6xs por semana ou 6 dias por semana!

Quando ela parou, eu respondi: – “Esta prática não é um desporto nem um hobby que fazes quando dá jeito ou apetece. É uma prática que implica consistência, e por isso os 6 dias por semana porque pretendem criar uma rotina forte, capaz de ajudar-te a conheceres, limpares, fortaleceres e acalmares o teu corpo e a tua mente.

É uma prática que pretende ensinar a estares atenta a ti mesma, e conheceres-te no melhor lugar de todos, chamado de consciência. Aprendes a importância da honestidade e da responsabilidade para ficar,  mesmo quando aquilo que conheces não é bom, agradável, prazeroso, ou simpático. Ficas a conhecer padrões, crenças, reações que noutros contextos costumas ter vontade de lutar, fugir ou fingir.  Aprendes a ficar sem julgar ou criticar, enquanto desenvolves o amor-próprio, a sinceridade, a auto-aceitação, e o auto-controlo.

É uma prática que precisa dos 6 dias por semana, mas tu podes começar por 2x, e no início não são 2h ou 2.30h de prática, mas conta com 45 minutos + um descanso, porque também vais aprender a relaxar. Não te preocupes com o que será amanhã ou depois, porque naturalmente encontras o tempo para praticar mais dias. E está descansada porque esta é uma prática gradual, que começa exactamente onde estás e como estás, não precisas de ser ou fazer alguma coisa para poderes iniciar o teu Ashtanga Yoga. ”

Quando eu terminei de falar, ela já tinha a boca fechada, a respiração mais calma, e a expressão do rosto relaxado. E disse-me: – “Então eu quero começar agora em Março. E vou tentar as 6x se achares que consigo. ”

Eu voltei-me a rir.

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts