TAPETES DE YOGA

Os surfistas tem como bem essencial uma prancha, os  maratonistas precisam de uns ténis com condições específicas, e prevejo que por exemplo, que quem faz boxe, mais cedo ou mais tarde necessitará de uma luvas, mas e os Yoguis?

Efectivamente não precisamos de nada para praticar Yoga. No entanto, quando o fazemos sobre uma toalha de banho, ou no tapete grande que temos na sala-de-estar, ou até directamente no chão, no relvado de um jardim, ou com as mãos e o corpo a tocar a areia de uma praia, é completamente diferente do que praticar num Yoga Mat. Porquê?

Da mesma maneira que todos os desportos têm um item essencial para que possamos usufruir de uma melhor performance, e embora o Yoga não seja de todo, e somente uma actividade física, a verdade é que praticar sobre um Yoga Mat, cria condições para desenvolvermos com maior facilidade, o conforto e a estabilidade dos movimentos e das posturas, assim como do foco mental.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DE UM BOM TAPETE DE YOGA?

  • da mesma forma que o Yoga ensina a trazer-nos ao presente por meio de uma maior consciência e presença, faz sentido escolher um tapete feito com materiais orgânicos, sustentáveis e biodegradáveis.
  • é importante que seja um tapete anti-derrapante, para que possamos beneficiar de uma prática que convida a olhar para dentro, sem estarmos a perder a nossa atenção e energia porque escorregamos com as mãos e os pés, numa dança interminável e desgastante.
  • como a prática de Yoga, e em particular a de Ashtanga, é uma profunda limpeza do corpo e da mente, e que gera calor interno, traduzido em transpiração, sim, nós suamos a praticar Yoga! Parece-me essencial que o tapete possa ser limpo com facilidade. E hoje em dia quase todos os tapetes podem ser lavados à máquina, e há também vários produtos de limpeza e específicos para que fiquem bem limpos.

QUAIS SÃO AS MINHAS RECOMENDAÇÕES –

É uma marca portuguesa, e feito de cortiça portuguesa! É um tapete muito bonito, com a sensação especial quando estamos com a pele sobre ele. E deixo-vos uma grande dica para qualquer tapete de cortiça, é se sentirem que o tapete está a escorregar, basta borrifar ou colocar directamente um pouco de água, passar a mão para espalhar bem o liquido, e vão logo encontrar aderência!

É também uma marca portuguesa e feito com cortiça portuguesa! Nasceu depois de mais de 10 anos de pesquisa, tem a largura perfeita,  é um dos meus preferidos, além de ser  o companheiro de prática de muitos praticantes de Yoga.

Foi o meu tapete de Yoga durante quase uma década, o de 4mm é o mais conhecido, e existem em vários cores, recomendo o cinzento e o roxo. São feitos no Reino Unido, são biodegradáveis e têm uma excelente aderência.

A Samadhi é uma marca portuguesa, com uma loja online com vários produtos relacionados à prática de Yoga. Se visitarem o seu website, vão encontrar várias opções de marcar de tapetes de Yoga, com diferentes materiais e preços.

Espero que estas informações, dicas e recomendações ajudem a escolherem o vosso tapete de Yoga, e que ele seja um grande companheiro nesta incrível viagem interna, que é o Yoga!

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts