O que é um professor de Yoga
“Vera, eu posso praticar contigo, e ir fazer as aulas com outro professor fora do Ashtanga Cascais?”
Eu olhei para ela, respirei profundo para ter tempo de reflectir alguns instantes, e articular de forma clara e directa. E disse-lhe que ela fazia o que quisesse, que podia praticar com A, B, C, na escola do João, da Maria e da Joaquina. Hoje em dia há professores de Yoga em cada esquina, e só ela sabia com quem praticar. A escolha seria dela, é algo pessoal, mas normalmente essa decisão surge pela sensação que identificamos quando estamos perto dessa pessoa. E depois por respeito ao professor, não andamos a saltitar de escola em escola. A escolha pode ser imediata e espontânea, ou precisar de tempo para perceber, quais são as suas competências, qual o seu histórico de ensino, com quem aprendeu, a sua ética e como conduz a sua vida.
Também expliquei que o professor não é o nosso melhor amigo, mas é alguém próximo que esboça genuína compaixão pelas fases da vida que atravessamos, e ao mesmo tempo, instiga a superar a preguiça, os condicionamentos, as dúvidas e os medos. É alguém que activa a nossa confiança para fazer o caminho do impossível para o possível.
O professor não é alguém que flirta connosco, ou que dá mais atenção a um aluno experiente, ou apenas para aqueles que se dobram ao contrário tipo “pretzel”, ele suporta todos os que estão na sala, independentemente do nível de experiência ou flexibilidade. O professor tem a capacidade de mostrar-se presente, e sentirmo-nos protegidos, mas ao mesmo tempo, dá-nos o espaço para explorar e encontrar as nossas próprias soluções.
” Mas então Vera, isso não é um professor, é tipo um Guru?”
Eu voltei a respirar, levei mais uns segundos para reflectir sobre que resposta deveria dar, e continuei a lembrar-me do meu querido professor. Depois afirmei que Guru significa aquele que remove a escuridão. Só que o problema é que hoje em dia, passado um ano de curso, todos somos professores. Então teria de ser ela a descobrir o dela, e a perceber quem é que faz sentido ter como referência no seu caminho.