Dezembro

Apesar de ser a altura do Natal, eu não adoro o mês de Dezembro. É que todos os anos acontece o mesmo, iniciamos a época em Setembro e voltam os alunos das férias de verão, tão determinados e focados. Chegamos a Outubro, e recebemos novos alunos, as pessoas que nunca fizeram Yoga mas há muito tempo que ponderavam começar, e finalmente dão o passo para isso! Em Novembro, os grupos estão sólidos e a energia da sala é maravilhosa.

E depois?
Depois lá vem Dezembro, os dias são mais curtos, o começo da manhã e o final da tarde escuros e tristes. A desmotivação ganha desculpa pelo tempo lá fora, ou pelas  típicas doenças desta altura do ano, e para ajudar, também começam as agendas a ficarem preenchidas pelas idas às compras, os almoços e os jantares de Natal, do emprego e dos 50 grupos dos WhatsApp com os familiares, como aqueles que juntam os primos, e os primos dos primos, e os primos dos primos dos primos. E para continuar a ajudar, ainda assisto uma grande quantidade de praticantes a irem de férias para os seus países, a maioria para fugir do frio, onde regressam a um lugar onde o Natal se festeja de chinelos nos pés, e com vestidos, ou calções e t-shirts nos corpos! Eles despedem-se com um até já, mas na verdade só voltam no final de Fevereiro, depois do Carnaval!

Todos os anos é o mesmo, diz o meu marido, quando eu comento que me faltam alunos na sala, e eu acabo a concordar que sim, porque Dezembro dá-me sempre,  a volta ao grupo. E apesar de eu adorar o Natal, e viver o Ano Novo com esperança e fé, a verdade é que não gosto nada de Dezembro, porque fico sempre com saudades dos alunos que não aparecem nas aulas por estarem de cama com uma gripe, ou a ajudar os filhos a recuperarem delas. Ou porque estão nas compras, nos almoços e jantares de Natal, ou a recuperarem dessas compras, dos almoços e dos jantares. Ou porque foram de férias, ou estão a recuperar das férias!

Enfim, mas agora já chegámos à última aula de Dezembro, e o Shala reabre a 6 de Janeiro de 2025, onde eu estarei a recuperar deste mês que dá sempre a volta, à motivação dos alunos desta casa.

Feliz Ano Novo!

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts