AS VOLTAS DA VIDA

Uma das (muitas) lições de 2020, é que realmente a vida dá muitas voltas!

No outro dia estava à espera da minha vez para cortar o cabelo, e sem ter outra forma, acabei por  escutar a conversa alheia da cliente anterior, que conversava com a nossa cabeleireira. A senhora falava, sobre a importância da humildade, em particular quando a vida corre bem, porque a vida dá tantas voltas, e não sabemos absolutamente nada sobre o dia de amanhã. Ela contava a sua infância simples, o que trabalhou para chegar onde estava, e o facto de ter sempre mantido o coração humilde, mantendo as portas abertas em qualquer lugar que passou, porque pela sua história de vida, já sabia que o amanhã pode convidar, sem estarmos de todo à espera,  a bater naquela porta do passado, e pedir guarita.

Fiquei a pensar nas palavras da senhora, e esta coisa de não sabermos nada sobre o amanhã, que instiga a viver no presente de forma mais responsável, e a trabalhar os nossos lugares internos, para sermos capazes de  oferecer ao mundo aquilo que pedimos. Largar a arrogância de achar que basta pedir, e efectivamente, dar.

A vida dá tantas voltas,  e obriga a uma imensa flexibilidade, e versatilidade. Cabe a cada um de nós, usarmos as suas lições e fazermos os  trabalhos de casa! E se queremos mudar, não vale de nada continuar a argumentar por meio do mesmo tipo de pensamentos e comportamentos.  Porque se queres mudar? Mexe-te!

E começa por cuidar de ti mesmo, em particular a prestares mais atenção aos teus pensamentos e atitudes. Porque ninguém o fará por ti, nem o  professor de Yoga, o psicólogo, o cabeleireiro que te ouve há tantos anos, a tua melhor amiga, o carteiro, ou o teu vizinho com quem costumas queixar-te e lamentares-te da vida.

Mexe-te, mantém-te humilde, e faz por ti!

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts