Another perfect combination – Stockholm, Peter Sanson and two of my best friends
Há uns meses atrás estava ao telefone, a contar a uma das minhas grandes amigas, que também é praticante de Ashtanga Yoga, que eu tinha decidido inscrever-me no Workshop Intensivo em Estocolmo com o Peter Sanson. Quando terminei de falar os meus planos, já ela estava a dizer que também vinha, e que iria convidar outra das nossas grandes amigas. E de repente eu tinha, mais uma vez, uma combinação perfeita, que incluía 4 dias em Estocolmo com duas das minhas melhores amigas, para estudarmos com um dos nossos professores preferidos e visitarmos esta cidade que oferece a experiência de vivermos em plenitude o estilo de vida “Lagom”.
Foram 4 dias incríveis de muitos risos, gargalhas e conversas de gente que é muito próxima, de mulheres que se conhecem bem, e com quem é muito bom e fácil, partilhar casa, refeições, paragens em parques e jardins da cidade para esticar as pernas, e juntarmos-nos aos suecos com ar de felizes enquanto apreciam o sol a tocar-lhes a pele, caminhadas, em modo de passeio, pelas ruas de Sodermalm, Norrmalm, Gamla Stan, Ostermalm, “fikas” para beber um café e comer os famosos bolinhos de canela ou cardamomo, e muito mais que aquela cidade tem para oferecer, que convida a vivermos com calma, alegria e de forma equilibrada, verdadeiro “lagom”.
Mas o que mais marcou a viagem, além do ambiente especial de convívio entre três grandes amigas e da cidade, foram as aulas no YogaShala Stockholm com o Peter Sanson. Há um ano que estávamos a aguardar pela oportunidade de voltar a praticar sob a sua supervisão, e este workshop serviu para relembrar o poder da respiração, e executarmos as posturas com calma, paciência, foco e concentração. Para recordar que não vale a pena fugir das posturas que não gostamos, ou daquelas que parecem ser mais exigentes. Há que fazer cada uma delas, respirar e esperar com consciência e inteligência que o corpo ceda e a mente acalme. Que tudo é possível, como tão bem o Peter diz, “YES IS POSSIBLE! VERY POSSIBLE!”, só é preciso praticar com consistência e sem interrupções! Foram 4 dias de pura imersão numa prática que já faz parte das nossas rotinas, que sacode internamente o corpo para o nutrir de oxigénio e energia, silencia a mente e equilibra as emoções, trazendo ao cima força, coragem e garra para darmos o nosso melhor sobre o tapete de Yoga e na nossa vida!
ALGUMAS DICAS PARA ESTOCOLMO –
Praticarem Ashtanga Yoga no Yogashala Stockholm, com a professora Lisa Lalér, www.yogashalastockholm.se
Se viajarem com mais amigos, fica mais barato usarem o uber ou taxi, do aeroporto para irem para a cidade, o mesmo na volta. Se forem sozinhos, a opção mais económica é o comboio.
Para circularem na cidade, bastará comprar um bilhete que funciona quer para os autocarros como para o metro.
Não vale a pena levantarem dinheiro no multibanco ou trazerem euros para trocar, porque há uma grande probabilidade que quando forem pagar as contas no supermercado, restaurante e lojas, de vos informarem que apenas aceitam pagamento com cartão!
Beber água da torneira é o normal na Suécia, porque a água é limpa, vão puder poupar dinheiro e não consumem plástico!
Existem muitas opções de restaurantes e cafés em toda a cidade, os nossos preferidos na zona de Sodermalm são Omayma, Kalf and Hansen e o Organico. Para fazer uma boa “fika” contem com o bom café e a esplanada do Kaffebar, os melhores bolos de cardamomo na Petrus, e uma equipa simpática no Caffehouse.
BOAS PRÁTICAS
