A disciplina
Escolhe um momento do teu dia, e um lugar calmo, para fechar os olhos e seguires mentalmente a tua respiração. Depois partilha a tua atenção entre a respiração e as seguintes perguntas e respostas.
- O que significa disciplina? Encontra a tua resposta sem pressa. Talvez a tua mente mostre exemplos, imagens do teu passado ou outras, que sirvam para ilustrar aquilo que estás a afirmar. Respira, observa tudo com neutralidade sem apego ou julgamento.
- Quais são as vantagens e desvantagens de ser uma pessoa disciplinada? Escuta as tuas respostas, leva o teu tempo, não tenhas pressa, respira e sente o que estás a dizer mentalmente.
- Nestes últimos dias, semanas e meses, tens conseguido cultivar disciplina no teu quotidiano? Sim, não e porquê? Lembra-te que este exercício não tem o intuito de ser usado para julgar o que fazes ou não, mas para reflectires conscientemente sobre a temática, poderes abrir perspectivas, e treinares a capacidade de estar presente para escutares as tuas próprias respostas.
- Quais são as 3 estratégias que podes adoptar a partir de agora para cultivar disciplina no teu dia-a-dia?
Aquilo que eu ensino nas aulas desta casa é disciplina. Mas é uma disciplina amorosa, que respeita onde estamos neste momento da nossa vida, e quais são as nossas necessidades e capacidades. É uma disciplina que tem de ser uma amiga para ajudar a fazer aquilo que não apetece. É uma disciplina que tem de ser companheira para aumentar a nossa confiança, amor-próprio e determinação. Uma disciplina que não pode ser rígida, mas que se ajusta à capacidade de sermos mais amigos de nós mesmos, para fazer aquilo que sabemos que é o certo e que faz parte do nosso dharma. Uma disciplina responsável, que inspira a realizar os passos necessários para continuar no caminho que escolhemos.
BOAS PRÁTICAS
