Setembro e as mudanças consistentes

Estamos a chegar a Setembro, e para muitas pessoas é uma espécie de Ano Novo porque voltam das férias com a vontade renovada para atingir objectivos.  E há quem esteja nestes dias a fazer, entre as sestas, as leituras, as caminhadas e os mergulhos, uma lista de mudanças para Setembro. Estão a contar que o regresso das férias seja o momento ideal para dar início a um leque de mudanças que finalmente vão trazer a desejada felicidade, a calma ou a paz, o sonhado sucesso, o dinheiro, etc. E a nossa mente gosta disto, fica inspirada pela ideia de novidades e mudanças, mas saiba que quando a fase de lua-de-mel passar e surgir a aborrecida rotina, as listas do que tanto desejamos e estávamos a começar a implementar, são mais uma vez esquecidas, e arrumadas junto das toalhas de praia e a roupa de verão. 

 As minhas desculpas aos sonhadores e aqueles que esperam milagres e soluções rápidas, mas as mudanças não acontecem quando estamos inspirados, nem surgem nos momentos de motivação. As mudanças que desejamos, aquelas mais profundas,  não acontecem por esperarmos pela emoção certa. As mudanças surgem pela consistência de fazer algo, dia sim e dia não, por um longo período de tempo, repetindo a ação mesmo quando não apetece ou não gostamos, nem estamos inspirados.

Estas mudanças implicam consistência por meio da repetição e do treino, mas também do autoconhecimento, da honestidade, da clareza, da firmeza, da perseverança e da estabilidade. A consistência é uma das melhores amigas da disciplina. A consistência diz-nos para continuarmos a disciplina de fazer, sem desistir ou interromper, e criarmos progresso. 

Se já anda mentalmente a fazer uma lista de mudanças para Setembro, escreva-as num papel, e defina com clareza e de forma realista os seus reais objectivos. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo porque facilmente pode encontrar frustração e depois desistir, por isso divida estes objectivos em pequenos passos diários, e que sejam possíveis de serem feitos com consistência. Registe o seu progresso. E festeje cada momento, mesmo quando parecer que está estagnado, ou em modo de retrocesso. Lembre-se de abandonar o perfeccionismo, o julgamento e a critica, e encha-se de coragem para aceitar as dificuldades, e continuar com consistência.
 
Se quiser aprender mais sobre a consistência como um real  instrumento para o seu autoconhecimento e crescimento, escreva-nos para info@ashtangacascais.com e venha aprender a meditar e a ter uma prática de Yoga que ensina como ninguém,  a tomar acções consistentes. 

 

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts