Loving kindness meditation

Eu tive a oportunidade de participar num Workshop com uma professora que estudou com Shri K. Pattabhi Jois desde 1973. Conheci a Nancy Gilgoff nas minhas primeiras viagens a Mysore, mas só pratiquei com ela naquele intensivo de 2011 em Portugal.  

Ela faleceu em 2024, mas ensinou Ashtanga Yoga por mais de 4 décadas na sua escola em Maui e em  muitos workshops por todo o mundo. E pareceu-me ao longo de todo o Workshop que as suas aulas focavam-se no poder do conhecimento e do controlo da respiração, e não na performance física.

Lembro-me do que ela falou na palestra daquele Workshop, que uma boa prática era aquela que fazíamos, e uma boa postura era aquela onde estávamos presentes. Ou seja, mesmo as práticas difíceis eram boas porque as  más são apenas aquelas que não fazemos. E  todas as posturas são boas porque o que importa no Yoga é o presente, a conexão connosco mesmo, e não a performance, a aparência, ou a comparação.

Numa das aulas daquele  Workshop ela ensinou-nos a Metta Bhavana Meditation ou a Loving Kindness Meditation que é uma meditação budista. É a meditação da boa vontade que desenvolve consciência, calma, conexão, alegria e estabilidade. Existem muitas versões das frases que repetimos mentalmente durante a meditação, eu tenho particular apreço por estas que deixo aqui em baixo,  porque geram um ritmo harmonioso na repetição das palavras, calma e serenidade. 

May I be happy.
May I be healthy. 
May I be safe.
May I be peaceful.
May I be free from suffering. 

A liberdade do sofrimento dentro do contexto do Yoga, e  também na tradição budista, é a liberdade da ignorância e do apego. O caminho do Yoga segundo a nossa tradição é diferente do budismo, mas ambos têm  muitos conceitos semelhantes, visões que se casam e complementam. 

Que tu estejas feliz. Que tu estejas saudável. Que tu estejas seguro. Que tu estejas em paz. Que tu estejas livre de qualquer sofrimento. 

É uma meditação que eu aprendi em 2011 com esta grande professora de Ashtanga Yoga, mas ainda hoje continua a ser tão especial. Se quer aprender a meditar e a praticar Ashtanga Yoga, escreva-nos para info@ashtangacascais.com .

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts