A nossa alimentação

Como Health Coach, eu acredito que a nossa saúde é muito mais que a ausência de sintomas, é um estado multidimensional de vitalidade, felicidade, satisfação e preenchimento.

Para promover a nossa saúde não basta apenas cuidar da nossa alimentação e fazer exercício físico, é necessário a criação de um estilo de vida que trabalha, interliga e complementa o nosso físico, mental, emocional, energético e espiritual. Mas a alimentação continua a ser um pilar essencial para o nosso bem-estar, e a velha frase do filósofo e médico grego, Hipócrates, “Nós somos aquilo que comemos” continua a fazer sentido. Porque efectivamente aquilo que comemos constrói e alimenta o nosso corpo, influencia os nossos pensamentos, a forma como sentimos e nos relacionamos connosco e com os outros, o que fazemos, a nossa energia, o humor, a disposição, a produtividade, a qualidade do nosso sono, a ligação à nossa espiritualidade, etc.

Não existe uma só dieta para todos, somos seres únicos e com necessidades distintas, e aquilo que funciona para uma pessoa pode ser totalmente desadequada para outra.

E por isso não vale de nada tentar copiar a moda do momento, ou alimentar-nos daquela maneira só porque a nossa amiga, prima, etc o faz. É preciso parar para refletir, o que é que acontece quando acabamos uma refeição ou depois de comer um determinado alimento, estamos com mais energia, despertos, ou pelo contrário cansados, com acidez, inchados, etc?  É preciso recolher informações, e depois usar esse conhecimento para fazer mudanças realistas rumo ao que pretendemos para nós mesmos. E isto implicará tempo, dedicação e consistência para tornar a atenção e consciência numa mais-valia, mas pelo caminho ganhamos confiança, conhecimento, amadurecimento e conexão.

Existem inúmeros estudos científicos a comprovar os benefícios e as desvantagens de comer o alimento A, B ou C, há uma diversidade de artigos e livros sobre as várias dietas e a importância de uma boa alimentação, ou seja informações não faltam!E existem especialistas que podem apoiar-nos para melhor entender o que funciona, como por exemplo um nutricionista que consegue melhor que ninguém customizar uma dieta de acordo com as nossas necessidades, ou um psicólogo para uma melhor gestão das nossas emoções, etc. Mas não se esqueçam que temos algo dentro de nós, capaz de auxiliar nesta descoberta, que é o sentir. E para sentir é preciso acalmar!

Somos todos diferentes, e a alimentação é algo muito pessoal. Mais do que modas e dietas rígidas, é realmente fundamental olhar para a alimentação como um estilo de vida que precisa de calma para fazermos escolhas sustentáveis que se conectem às nossas necessidades. Não cabe ao Health Coach nem ao professor de Yoga dizer-vos o que devem comer ou não comer, mas é fundamental entender a importância da alimentação para qualidade da nossa vida e da nossa saúde multidimensional.

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts