#TURN YOUR WORLD UPSIDE DOWN
Há quanto tempo andam para mudar a vossa vida?
Há quanto tempo querem virar o vosso mundo de pernas para o ar?
Há quanto tempo lamentam as mesmas coisas, queixam de outras tantas, e refilam por outras iguais?
Há quanto tempo dizem que querem mudar, mas continuam exactamente no mesmo sítio?
Há quanto tempo sabem e sentem que é hora, que tudo em vós envia sinais para uma obrigatória mudança, mas mesmo assim, optam por só falar ou pensar, e mantêm-se com os vossos velhos hábitos e padrões?
Há quanto tempo escondem-se atrás de todos os mecanismos de defesa e resistência, que criaram ao longo de uma vida, e que já descobriram que são apenas balelas inventadas por vocês mesmos, mas mesmo assim continuam onde estão?
Há quanto tempo sabem que bastava tentarem? Sim pode ser que respondam, que já tentaram noutras fases e falharam. Que foi difícil, que o esforço é demasiado, que é mais fácil viver assim, mesmo que não sejam felizes. Que não se sentem orgulhosos com os vossos corpos, que não sentem honra de serem vocês mesmos, nem plenos de estarem em paz. Que não existem vidas perfeitas, que a maioria das pessoas que conhecem está assim, que não há contos de fadas, ou almoços grátis! Mas há quanto tempo dizem isto para vocês mesmos? E na verdade há quanto tempo sabem que bastaria começarem, e que seriam bem sucedidos. E mesmo assim, optam por ficar na vida que têm?
Não será hora de mudarem? Não será hora de tentarem? E não porque já tentaram, ou porque já falharam, ou porque até agora não conseguiram quebrar o ciclo vicioso que tem sido a vossa vida, e não porque têm um trabalho que não gostam, um chefe medíocre, um casamento que parece inevitavelmente partido, uma doença, a morte de um parente, entre outras dificuldades que mexem com o vosso corpo e com a vossa mente. Mas como o bom cliché diz, cada minuto é uma oportunidade de mudar.
Inspirem e expirem pelo nariz, sintam o ar a entrar pelas vossas narinas, e a encherem de energia vital todo o vosso corpo e expirem e larguem todos os vossos medos à mudança. Voltem a fazer os ciclos necessários até sentirem que hoje é o dia! E levantem-se da cama, do sofá, da cadeira, do chão, onde quer que estejam a ler estas palavras e comecem a dar a volta à vossa vida, virem- a de pernas para o ar, virem-se a vocês mesmos de pernas para o ar, e comecem novamente a fazer um caminho para um estilo de vida onde se sentem bem com vocês mesmos. Bem na vossa pele, no vosso corpo, na vossa mente. Estimulem cada parte de vocês, comecem hoje a fazer passos para serem felizes, e amanhã, se precisarem, voltem a ler estas palavras, se precisarem leiam todos os dias e continuem a dar passos para saúde, bem-estar, alegria, satisfação, contentamento e paz.
Os meus passos diários são as posturas e as respirações do meu Ashtanga Yoga, é esta rotina de prática que me faz sentir viva, plena dentro do meu corpo, e segura e estável na minha mente. Para vocês pode ser que seja por outro meio, mas se pararem, lerem e respirarem, as respostas vão surgir, e depois é preciso levantarem-se e começarem. Deixarem-se ir pela fluidez da respiração, entregarem-se à positividade, e permitirem-se superar aquilo que acharam que era dificuldade, bloqueio, restrição, abrindo portas a infinitas possibilidades de uma mudança de vida.