PRATICAR EM CASA

Para muitas pessoas esta fase de quarentena levou-as a praticar Yoga pela primeira vez em casa.

Até então as suas práticas eram dentro do contexto de aulas realizadas numa escola de Yoga, ou num ginásio. E se alguns  partilham que a experiência tem corrido bem, graças à enorme ajuda das aulas online, existem outras pessoas que por mais que haja o apoio de um professor que aparece no monitor, o facto de estarem em casa parece que afasta a vontade de praticar.

Quer esteja a fazer aulas online em directo ou com gravações, mas também se optou por praticar sozinho, é importante ter em conta alguns aspectos que podem oferecer uma maior inspiração na hora de subir ao tapete em casa.

  1. Escolha a hora do dia para a sua prática de Yoga. Com certeza que encontrará várias opções de aulas online para frequentar, até porque esta é uma altura importante para mostrar o seu apoio à escola e ao professor com quem aprende. No entanto não existem horas perfeitas, e a sua escolha terá de ser realista e de acordo com o seu quotidiano. Se não tem oportunidade de frequentar os horários da aulas online pode usar a gravação das mesmas, e decidir praticar numa altura do dia que consiga manter com consistência. O segredo é este, praticar com regularidade!
  2. É de recordar que não é aconselhado comer 2 horas, nem beber 30 minutos antes da aula. Não é muito agradável praticar Yoga com a barriga cheia. Com excepções das grávidas e algumas pessoas que precisam sempre de comer antes de uma actividade física, veja se consegue organizar as suas refeições com tempo suficiente para digerir, e só depois subir ao tapete.
  3. Se escolheu o começo da manhã para praticar, tente não acordar em cima da hora da aula.  Crie uma pequena rotina que ajude a despertar calmamente o seu corpo e a sua mente, para algumas pessoas levantar uma hora antes da prática de Yoga é fundamental para que depois encontrem a motivação necessária para praticar. Experimente  começar o dia com a sua higiene, seguido do seu momento de meditação, ou a leitura de algumas páginas de um bom livro, ou o seu journaling, entre outras formas de despertar com tranquilidade e preparar-se para o seu Yoga.
  4. Aqueles que apenas conseguem praticar num horário sem definições, sem possibilidade de marcar uma hora específica para a prática, veja se algumas das opções em cima funcionam para acalmar a mente para existir uma conexão  interna, de modo a que seja mais simples e agradável subir, sozinho, ao tapete.

Mas e em relação ao espaço na casa, onde é que devem praticar? 

  1. Escolha uma divisão que esteja limpa e arrumada. Se tem tendência a ir deixando a casa meio que em caos, tudo espalhado, com a limpeza há vários dias por fazer, use a rotina da sua prática de Yoga para ganhar maior disciplina na organização e manutenção do seu lar. Como sabe a nossa energia é influenciada de várias formas, pelos nossos pensamentos, as nossas emoções, as pessoas com quem convivemos, aquilo que fazemos, comemos, etc, mas uma delas é também o lugar onde estamos. A nossa casa deve ser tratada com carinho, cuidado e atenção, uma extensão de nós mesmos, porque sem dúvida que se o lugar onde colocar o  seu tapete de Yoga  estiver limpo e organizado, terá uma influência no estado da sua mente.
  2. Se tiver oportunidade de criar um pequeno altar para colocar algumas fotografias, podem ser suas, das pessoas que a inspiram, ou dos seus familiares. Junte também alguns  objectos que para si têm um significado de paz, harmonia, bem-estar, e pode igualmente acender uma vela. Há pessoas que colocam cristais, que acendem incensos, entre outros exemplos, dependerá do que faz sentido para si, mas criar um espaço com alguns objectos que têm um significado especial de boa energia ajudará a fomentar um ambiente externo mais calmo e harmonioso.
  3. É importante gerir com quem partilha a sua casa, que a altura da sua prática de Yoga é para si. Obviamente se tem filhos pequenos e sem  o apoio de outro adulto, a probabilidade é muito grande de ter de partilhar o tempo e o espaço da sua prática. Mas mesmo assim é possível manter o seu Yoga, terá de ter criatividade e experimentar várias formas de verificar o que funciona com os seus filhos para que possa efectivamente desfrutar de uma prática calma! Aqueles que têm crianças mais crescidas, bastará uma boa conversa, talvez haja alguns pequenos espias durante a sua prática, e terá grandes possibilidades de ver-se com a tarefa de ser professor de Yoga dos seus filhos. É pertinente salientar que os pais e mães não devem sentir-se culpados por estarem a dedicar algumas horas do vosso dia para a prática de Yoga, só pessoas felizes é que podem realmente partilhar a sua melhor versão. Isto também aplica-se a todas as pessoas que não têm filhos mas que tendem a culpar-se e a julgar-se quando dedicam algum tempo a si mesmos.

Outros pontos fundamentais para desenvolver uma prática em casa 

  1. Não seja perfeccionista. Não vai existir uma altura ideal, as condições imaculadas, nem uma casa perfeita para praticar. A única coisa que pode fazer é por tentativa e erro,  entrando num processo de encontrar uma rotina consistente que funciona para si.
  2. Conte com dias fáceis e outros mais complicados. Dias com maior motivação e outros que tudo o que não lhe apetece, é subir ao tapete. Mas é na consistência de tentar, que aprenderá que afinal consegue praticar em casa.

 

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts