Os Workshops cá de casa
Estou há algumas semanas para escrever sobre os Workshops de Ashtanga Yoga que organizo cá em casa, com professores Autorizados e Certificados pelo KPJAYI*.
Eu não sou apologista de frequentar todas as semanas ou todos os meses um Workshop, de praticar uns dias com professor A, e dali a uma semana estar na sala do professor B! Tenho uma forma de estar totalmente diferente do que está na moda, mas sem dúvida que o facto de frequentar esporadicamente um Workshop, especialmente quando a participação é com pessoas que realmente têm algo a acrescentar à nossa experiência, que pode ser uma vivência rica e de grande inspiração.
Alguns de vocês podem perguntar, mas como é escolhemos com quem aprofundar a prática? Se não formos conhecer os professores pela primeira vez, como é que se sabe que é com aquela pessoa que queremos aprender? São questões pertinentes, eu fiz sempre algum trabalho de pesquisa antes de me inscrever nalgum Intensivo, tentava perceber quem era a pessoa que iria ensinar, e também falava directamente com os meus professores ou outros praticantes para me aconselhar, e acima de tudo, escutava a minha voz interna. Outro pormenor que para mim faz muito sentido, era a experiência do professor, há quantos anos praticava e há quantos anos ensinava, se tinha uma escola ou se era apenas professor de Workshops.
E de acordo com esta linha de pensamento, há muitos anos atrás, quando comecei esta casa de prática, tomei a decisão de apenas organizar dois, no máximo três, workshops por ano, porque mais que isto seria exagerado e desnecessário, especialmente porque a minha intenção era convidar professores com os quais sentisse uma real conexão, aquilo que normalmente não consegue explicar por palavras, mas que sentimos, especialmente gente como eu, escorpião de signo, e com este coração cheio de intuição! E com poucas excepções ao longo destes quase 12 anos de Ashtanga Cascais, tenho conseguido o privilégio de convidar e trabalhar com alguns dos meus professores directos, e outros que são pessoas que conheci em Mysore, no KPJAYI, e percebi que as suas aulas seriam uma mais- valia para a comunidade de praticantes em Portugal.
Estes Workshops são pensados e organizados para que sejam inspiração para a nossa prática, e para que possamos melhor entender como levar o Yoga para o nosso quotidiano. Têm objectivo de comprovar que o Ashtanga Yoga é mais que o dobrar para o lado direito e esquerdo, alongar para cima e torcer para baixo, porque ultrapassa as posturas e movimentos que fazemos, devido ao trabalho diário de treinamento de foco mental, disciplina, desapego e coragem de estar presente no momento. E estes professores criam uma energia tão intensa, e forte de prática e de concentração, capaz de desbloquear e limpar aquilo que antes poderia parecer complicado, confuso, ou disperso. Eles não ensinam fórmulas mágicas, nem receitas milagrosas, ou promessas de um futuro próspero, risonho e fácil. Mas oferecem algo que é único e especial, que é uma vivência em grupo, onde qualquer pessoa é bem-vinda, seja total iniciante ao Yoga ou praticante mais experiente, para parar, sentir e respirar, renovar energia sem concorrência, julgamento, ou comparação, largar as máscaras, as bagagens e os pesos do passado, limpar a mente das expectativas e vontade do futuro, e saber estar bem connosco mesmos, apesar dos dias bons e maus, fáceis ou mais complicados.
Parece que não é muito diferente se já tiverem a praticar Ashtanga Yoga com um professor dedicado, mas posso assegurar-vos que é! Ainda não percebi se é a nossa sala, a energia destes professores, as pessoas que têm vindo participar, ou o facto de praticarmos mais perto uns dos outros, e do calor que geramos! Se é o todo disto tudo, ou se nada tem a ver com estes factores, mas são sempre dias de inspirações para desenvolver as nossas competências físicas, mentais, emocionais e energéticas e avançar um pouco mais neste caminho de aprendizagem.
*KPJAYI – Shri Krishna Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute