#OH MOROCCO!

Eram só alguns dias de pausa na rotina, e a prioridade foi colocar o tapete de Yoga, alguns snacks de comida saudável que servissem para alimentar, a mim e a esta bebé de quase 25 semanas! Alguma roupa mais ou menos quente, e outra parte com vestuário leve, enquanto sonhávamos com calor e praia. Lá fomos rumo a Marrocos, num voo fácil e curto até Marrakech. Ficámos hospedados, por indicação de uma amiga, no Riad Spa Sindibad, que desde a localização, à casa, aos quartos,  às pessoas que ali trabalham, tudo foi especial para começarmos a viagem com pé direito! Na realidade também com o esquerdo, aliás com ambos, porque muito usamos os pés nas nossas caminhadas até á Medina, perdimos em pleno Souk, com ruas e mais ruas repletas de cores, objectos, artefactos, pessoas,  portas, comidas, cheiros.  Se tiverem de gerir o tempo como nós, não percam o Jardin Majorelle, o Menara Gardens, a conhecida Koutoubia Mosque, e o Musée de Marrakech. E parem num dos muitos terraços ao redor da praça Jemaa El-Fnaa, para um almoço tardio, enquanto se vislumbra o rebuliço lá em baixo, de vendedores de sumos naturais, as barracas de comida tradicional com os empregados a chamarem cada turista que passa, músicos a tocar melodias locais, numa Marrakech que faz esboçar sorrisos fáceis.

Mas a razão deste artigo não é apenas para falar-vos de Marrocos e dos lugares por onde passámos, mas acima de tudo para escrever-vos sobre prática de Ashtanga Yoga, em pleno período de férias! Se no quotidiano, a nossa mente tende a arranjar mil razões para fugir ao tapete de Yoga, parece que quando entramos em férias, as desculpas se multiplicam! Quantas vezes pergunto aos alunos cá de casa, quando retornam das suas férias, se praticaram? E quantos de vocês, encolhem os ombros, fazem um sorriso malandro, que mostra que não! Quantos de vocês levam os tapetes, e a vossa motivação na bagagem, mas na hora de se organizarem para terem pelo menos 1 hora para a prática, acabam por deixar o tapete irremediavelmente dentro da mala de viagem?

Não há grande segredo para derrubar a preguiça em período de férias,  é simplesmente tirar o tapete da mala de viagem, subir ao mesmo e praticar. Se não for toda a vossa sequência, façam o que conseguirem, mas tentem.  Será tudo uma questão de se organizarem e de definirem o que querem para vocês.

Depois de Marrakech, alugámos um carro e fizemos-nos à estrada até Taghazout, para os tais merecidos dias de sol, calor, praia e surf. Com quase 25 semanas de gravidez, já não me sinto à vontade para ir surfar, mas mesmo assim, tive 10 minutos de surf com a prancha do Jo, em Mysteries. Que me soube tão bem, como se tivesse surfado uma hora inteira naquelas direitas compridas. Mas foi nesta parte da viagem, que reparei como a minha barriga está maior, como o meu corpo está diferente, e em como me sinto grata, por  ter a prática de Ashtanga todas as manhãs. De Taghazout, trouxemos a ideia que as ondas são parecidas com as nossas, Anchor Point a dar ares dos nossos bonitos Coxos, Mysteries que tem alguma coisa de Back Door. A simpatia e generosidade de tantos locais, pessoas tão prestáveis, como o staff do Sol House ou do Café Mouja, que tudo faziam para me adaptar os menus das refeições para que eu e a nossa bebé estivéssemos seguras na hora de comermos. Os finais de tarde,  as caminhadas pelas praias, o descanso desejado, e a noção que  em férias, em trabalho, em casa, no Shala, em Marrakech, Taghazout, no Estoril ou Cascais, todos os ambientes são possíveis, para esticarmos o tapete e praticarmos. É só preciso começar, e acima de tudo continuar… superar limitações, ganhar novas forças, inspirações e a certeza ainda mais firme, que esta prática traz saúde, bem-estar e alegria na vida. E o único segredo de sentir o beneficio, é praticar!

IMG_9180IMG_9152

BOAS PRÁTICAS

Recommended Posts