NESTE VERÃO

É uma das nossas tradições, nunca encerrar a nossa casa de prática no verão!  Porque embora alguns de vocês descansam um mês inteiro (seus sortudos!!!), há outros que apenas tiram férias durante uma ou duas semanas, e ainda existem aqueles, que já fizeram a pausa dos trabalhos e andam por cá todo o verão!

O nosso Ashtanga Cascais está  aberto em Junho, Julho, Agosto e Setembro, e são meses perfeitos para continuar, começar e recomeçar a praticar Ashtanga Yoga. Porque aquecem o corpo com muita facilidade, e naturalmente entram dentro de um verdadeiro processo de detox (físico, mental, emocional, energético e espiritual). Uma desintoxicação feita por nós mesmos, por levarmos maior atenção à nossa respiração e ao controlo dos sentidos, promovendo um estado especial de concentração e foco, aliado ao facto de  colocarmos o corpo dentro de todas aquelas posturas que estimulam o aumento da circulação sanguínea, o acréscimo de melhoria do nossos sistema digestivo, mas também pela incrível viagem de trazer-nos a lugares únicos e internos, que suscitam luz, acima de tudo perspectiva sobre aquilo que poderíamos definir como problemas, obstáculos, limitações.

A prática dá-nos um banho (e que banho!)  de humildade,  simplicidade e  honestidade, que permitem ganhar instrumentos para construir uma vida de maior significado. Oferece-nos silêncio, momentos no presente  para melhor escutar aquilo que dizemos para nós mesmos, e aquilo que pensamos e falamos aos outros, obriga, mais cedo ou mais tarde, a morder a língua um bom par de vezes, fechar a boca e respirar, aceitar, entregar, e respeitar. É uma viagem de dentro para fora, de cima do tapete para os caminhos que fazemos no nosso dia-a-dia, em todas as escolhas e decisões que tomamos.

É uma mais-valia para  todos,  mulher,  homem, aqueles que têm filhos, e todos os que não têm, para os pobres, os ricos, os mais ou menos, os médicos, todos os doutores e excelentíssimos Sr (as)os, e aqueles que não têm nada atrás dos nomes. Dentro desta sala, não há distinções de género, idade, profissão, bens materiais, flexibilidade, força, inata capacidade de concentração ou falta de atenção, etc, nada impede de praticarem Yoga e todos ganhamos por o fazer, não esquecendo que todos estes benefícios não são a meta desta prática milenar, mas que existem fruto de a realizar com consistência, o que significa que é necessário irmos ao tapete com regularidade, ou nada de  profundo acontecerá.

Organizem-se com a entrada de férias das crianças, os jantares  tardios com as janelas abertas, ou nos terraços, as idas à praia até ao final do dia, e tudo o que caracteriza um bom e rico verão, cheio de experiências que puxam pelo nossa melhor versão, e venham cá ter connosco!

 

 

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts