MAIS UM EPISÓDIO –
Que a vida muda muito depois de sermos mães, e que existe menos tempo para fazer aquelas coisas que outrora realizávamos dentro de uma agenda mais disponível, já todos o ouvimos. Que um bebé ou uma criança mais crescida, altera para sempre, as nossas prioridades, e que aquilo que tínhamos como o mais importante, deixa totalmente de o ser, em prol do bem-estar e felicidade dos nossos filhos, é também muito comum.
Nem sempre é fácil coordenar as obrigações dos nossos trabalhos, e sermos mães e pais! E se por um lado temos de trabalhar, e dedicarmo-nos às várias variantes dos nossos empregos, por outro, há que nutrir o privilégio de sermos pais, e dar o nosso tempo aos nossos filhos. O que implica necessariamente um equilíbrio, que muitas vezes é complicado de gerir.
A minha filha está numa fase engraçada, que é das birras! Então quando dizemos não, refila com um ar super dramático enquanto bate com os pés, ou deita-se no chão a espernear como o mundo fosse muito injusto, ou se tem alguma coisa na mão, manda imediatamente aquilo pelo ar! Só dá vontade de rir, mas fazemos o esforço de não o fazer, e depois do momento dela, explicamos-lhe o que se passou e oferecemos um abraço e uma palavra meiga, normalmente resulta, mas noutros dias, especialmente quando ela está mais cansada, não vem ter connosco, vai amuar a algum lado da casa, e só passado alguns instantes é que volta, ainda com ar de magoada! O meu marido diz que como ela é mulher, então deve ser suposto ter estes momentos dramáticos! Coitado, ele está no meio de três mulheres e uma cadela, então imaginem a quantidade de momentos que ele assiste!
Depois de uma semana intensa de aulas, e de ensinar também no fim-de-semana, olhei para as minhas pobres mãos e decidi fazer uma marcação no meu sítio de sempre, e aproveitar para cortar o cabelo com o meu querido Max. E embora aquela horinha seja abençoada porque alguém está a cuidar de mim, eu decidi levar a minha bebé, do tipo de programinha de final de Sabádo entre mãe e filha. Viemos a brincar uma com a outro o caminho todo, mas mal entrámos no Toda Linda Cascais, percebi logo que sim, com bebés não vale a pena fazer grandes planos, porque tudo pode mudar num instante! Ela não achou graça nenhuma a alguém estar a mexer no cabelo e nas mãos da mãe, e com muita simpatia e paciência da equipa do salão, e com toda a minha flexibilidade no corpo e tentativas de gerir as emoções da minha bebé, lá conseguimos efectivamente, que me cortassem o cabelo e arranjassem as unhas. Quando já estava à espera que o verniz secasse e quase, quase a irmos embora, vi a minha bebé a fazer uma expressão que conheço, e passado um pouco a chorar, ou seja, era necessário mudar a fralda! Ainda equacionei mudar em casa, mas dali até casa, ainda levaria algum tempo, e ela parecia estar desconfortável.
Estava prestes a começar outra parte do episódio cómico de “bebé e mãe no salão de beleza”!
Quando entrei na casa de banho, ainda com os dedos esticados com a esperança que o verniz já estivesse seco nas unhas, reparei que não havia muda fraldas. Sem perder muito tempo, virei uma verdadeira MacGyver – com super talentos de engenharia, e exímio a solucionar problemas, coloquei a mochila da bebé no lavatório, para criar uma base mais plana e estável, deitei bebé com calma sobre a mochila, que por esta altura, não estava nada serena, pelo contrário! E dei início ao que parecia ser uma verdadeira missão impossível, porque a irritação dela tinha muita razão, foi preciso mudarmos a fralda mas também toda a roupa! Sim quem não tem filhos, que fique a saber que de vez em quando, acontecem catástrofes, e temos uma situação descontrolada, onde é preciso limpar tudo e mudar tudo! E entre todos aqueles passos, e garantir que a minha bebé estava bem, já eu tinha esquecido as unhas e o verniz!
Resultado?
Bebé feliz e calma, e eu a tirar o que restou do verniz com a acetona! Não vale a pena fazer planos, é mesmo preciso ser flexível, rir muitas vezes das situações, aproveitar ao máximo cada instante com os nossos filhos, mesmo quando andam numa de birras! Acima de tudo tentar o nosso melhor!