INSPIRA CORAGEM, EXPIRA MEDO

Há uns anos atrás, durante as minhas pesquisas sobre inspiração, encontrei uma frase que acabei por imprimir e colocar na entrada do nosso Ashtanga Cascais, e que hoje faz parte de um exercício que ensino de relaxamento e meditação.

É um exercício simples e eficaz, em particular nestas alturas de maior incerteza, preocupação, ansiedade e medo.

Se o queres aprender em forma de descanso, deita-te numa postura confortável, fechas os olhos, e segues mentalmente a tua respiração pelo nariz, procura criar inspirações e expirações longas, lentas e profundas, e por isso utiliza ao máximo a área do teu diafragma. E este é o primeiro passo deste relaxamento, que também pode ser elevado a uma técnica de meditação, bastando sentares-te igualmente numa postura confortável de pernas cruzadas, endireitares as tuas costas, fechares os olhos, e iniciares esta primeira descrição, onde colocas a tua atenção em seguir mentalmente a tua respiração nasal.

E permaneces aqui algum tempo, sem pressa, para que possas sentir-te a sossegar internamente.

O segundo passo deste exercício é afirmares mentalmente em cada inspiração, “Eu inspiro Coragem”, e em cada expiração dizes ” Eu expiro medo”. Repetes estas afirmações em vários ciclos de respiração, se sentires necessidade de acrescentar outras palavras em cada uma das frases, por exemplo, na inspiração, “eu inspiro coragem, bem-estar, conforto e saúde”, e na expiração, “eu permito-me libertar-me do medo, da pressão, preocupação e ansiedade.”

Procura manter-te atento à fase da respiração e as palavras que afirmas, repete cada frase sem pressa e repara nas sensações que vão surgindo no teu corpo e mente. E deixa-te ficar aí, em silêncio.

Quando voltares a abrir os teus olhos, vais sentir-te sereno, confiante, positivo.

O tempo de duração deste exercício é de 5 a 15 minutos. Começa com 5 minutos, e depois vais acrescentando mais uns instantes a cada novo dia. Experimenta.

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts