BHAVANA
Desde que me lembro de praticar, que oiço falar desta palavra. E sempre que escuto a sua descrição, tenho a sensação, que se trata de uma força secreta, uma espécie de super poder que concede um real “boost” à prática de Yoga.
Bhavana é uma palavra em sânscrito, que significa cultivar, ou desenvolver. E dentro do contexto do Yoga, surge como o cultivar de um “mindset” que alimenta o nosso foco e a determinação para manter a consistência e a perseverança na prática.
É fácil querer começar a praticar Yoga, e normalmente surge com naturalidade na “Wish list” de auto-cuidado, ainda mais nesta fase, em pleno começo de um novo ano. Mas conseguir manter uma prática de Yoga por um longo período de tempo, e sem interrupções, é sem dúvida, exigente. E o Bhavana surge como a poderosa ajuda para a nossa disciplina, compromisso e dedicação, e como meio de superar os momentos de desencanto, desmotivação, ou dificuldade.
O Bhavana anda de mãos dadas com o nosso Sadhana (prática), porque é o mágico reforço consciente da nossa inspiração, entusiasmo, energia e disposição, quando sentimos que estamos a perder o foco, a consistência e a iniciativa.
Por isso sempre que sobes ao teu tapete, traz o Bhavana no teu coração, e reforço-o de forma consciente. E à medida que aprendes a utilizar esta força da consciência, vais reconhecer que podes usufruir da mesma, nas mais variadas áreas da tua vida.