AMOR-PRÓPRIO
Valorizar quem és, sem precisar da aprovação de ninguém.
O amor-próprio faz parte de qualquer processo de conhecimento, cura e transformação. Isto de ser capaz de valorizar o respeito e a nossa dignidade, sem precisar da aprovação e validação de ninguém, e sentir cá dentro amor incondicional porque quem somos.
O amor-próprio não tem nada a ver com vaidade ou arrogância, muito pelo contrário, é uma prática humilde de autocuidado, que devia fazer parte dos programas anuais escolares, e um dos pontos fundamentais para ser abordado em qualquer família.
E não é apenas para ser ensinado e incentivado às mulheres. Mas no entanto parece que muitas de nós, mulheres, das mais variadas idades, não sabemos como cultivar este ingrediente básico para a alegria incondicional.
Queres saber como começar a cultivar amor-próprio?
Deixo-te um exercício simples que vai trabalhar a tua atenção aos teus diálogos internos – os nossos pensamentos, aquilo que mais ninguém escuta, a não ser nós mesmos! Também vai obrigar-te todos os dias a parares para olhares para ti. E a afirmares mentalmente ou verbalmente 3 afirmações positivas, que vão focar-te no positivo, e a entenderes como é especial amar-te.
Todas as manhãs vais parar em frente ao espelho, de preferência um que permita observar teu rosto e, se possível, também o teu corpo. Vais olhar para a imagem refletida no espelho, e dizes 3 aspectos positivos sobre ti mesmo. E não adianta responderes que não vês nada de positivo. Se for difícil silenciar tua voz interna, que tende a criticar e julgar, podes fechar os olhos. Respira fundo, diz internamente que consegues fazer isto. E vais ver que as palavras começam a aparecer.
Queres exemplos?
EU SOU MARAVILHOSA.
EU SOU UMA MULHER CHEIA DE LUZ.
EU SOU DETERMINADA.
O MEU CABELO É LUMINOSO.
O MEU CORPO É ÁGIL.
EU SOU CRIATIVA.
3 aspectos/ traços físicos, mentais e emocionais. 3 pontos que identifiques em ti. 3 características positivas.
Afirmas cada uma delas enquanto olhas para ti mesmo, se for difícil podes começar por fechar os olhos. Mas em algumas semanas irás conseguir abri-los, talvez ainda percebas alguns defeitos, talvez ainda tenha algumas dúvidas quanto ao teu próprio potencial, talvez te sintas incomodado, mas dia a dia, serás capaz de amar plenamente quem és. E sim, não serás perfeito, mas sentirás que também não tens de ser, e a única coisa que deves fazer, é cuidar de ti mesmo. E isso é expandido para teus pensamentos, as tuas ações, as pessoas que escolhes para fazer parte da tua vida, o teu trabalho, a sua atitude, etc. Encontrarás infinitas possibilidades de autocuidado, não para procurar a perfeição, mas para manter tua energia positiva, mesmo nos momentos mais difíceis.
E enquanto estás a treinar o teu corpo e a tua cabeça para encontrar amor e positividade, o que achas de expandir esta boa energia para aqueles que estão ao teu redor?
Vamos adicionar outro desafio, um desafio de amor próprio! Então durante o dia também dirás conscientemente 3 aspectos positivos aos teus filhos, aos teus pais, amigos, alguém do teu trabalho, etc. O importante é que faças isso com atenção, e que ofereceras esse cuidado aos outros, difundindo e cultivando esta abordagem da vida.