# POSTPARTUM RECOVERY

Se existia algo que eu sabia que seria fundamental para a minha recuperação depois do parto da Concha, era a alimentação. E desde que viemos para casa que tenho tentado encontrar tempo, para confeccionar refeições simples, rápidas, saudáveis e saborosas. Claro que nalguns dias acabo por usar o que sobrou das refeições anteriores, ou inventar algo no momento, que nem sempre reune todos os ideais de algo completo e saudável, porque as horas passam tão rápido quando se tem um recém-nascido em casa, que sem darmos por ela, a fome é mais que muita, são 15h da tarde, e ainda nem sequer almoçámos!

Mas entre as sestas da minha filha, cá vou tentando organizar-me para ter refeições que saciem corpo, mente e alma, tão importante para um real processo de recuperação de parto, mas também para me amparar nesta fase exigente como nova mãe.

Por experiência, sei que a alimentação pode ser uma grande aliada à nossa saúde, equilíbrio e bem-estar. Já vos contei que quando era uma miúda de menos de 20 anos, dei comigo metida num problema originado na falta de atenção à quantidade que ingeria de proteínas e hidratos de carbono complexos – como arroz, massa, batata, leguminosas, o que resultou num sistema de compensação de desejar comer hidratos de carbono simples – explicitamente açúcares, como bolachas, chocolates, etc – que eram rapidamente absorvidos e digeridos, e me davam a sensação de pouca saciedade, para além de não conterem vitaminas, minerais e fibras, ainda me fizeram entrar num ciclo vicioso, deixando-me instável, e nitidamente desconectada com o meu corpo, a minha mente e emoções. Só quando identifiquei a causa deste desequilíbrio que derivada da forma como estava a alimentar-me, por não ter feito as devidas compensações quando aos 16 anos decidi ser vegetariana, onde cortei completamente e abruptamente com a carne, peixe e derivados, é que iniciei um processo de reeducação alimentar onde passei a cozinhar refeições que funcionavam para o meu corpo, e se conjugavam com o meu dia-a-dia.

Nesta fase em que dormimos menos, onde estamos completamente focadas nos nossos bebés, onde o corpo precisa de energia para recuperar de todos os meses de gravidez, e também do parto, sem dúvida que a ajuda de uma alimentação saudável é muito benéfica. Se conseguirem uma hora com quem deixarem os vossos bebés, dirijam-se ao mercado, comprem o máximo de frutas e vegetais frescos, organizem a despensa de cereais – millet, quinoa, arroz integral ou semi-integral, etc, e leguminosas – feijão, grão, lentilhas, etc. Passem pelo secção de frutos secos – amêndoas, nozes, avelãs, ameixas, figos, etc. Se são fãs como eu, de spirulina, clorela e erva trigo da marca Iswari, abasteçam-se, e tragam também bagas goji, amoras brancas, e outros que sejam os vossos favoritos. Adquiram ainda sementes de sésamo, girassol e abóbora, mas também chia e cânhamo, óptimas para polvilharem sobre os vossos pratos, desde um mero arroz integral cozido, a uma salada rica de alface, rúcula, tomate e abacate, ou nas vossas frutas ao pequeno-almoço. Aproveitem e comprem leite vegetal, os meus prediletos são os de amêndoas ou coco,  que misturo com uma granola e fruta fresca,  ou com as sementes chia e voila, tenho um fácil chia pudding. Se não costumam consumir algas na vossa dieta, leiam um pouco sobre o tema, e depois comprem uma ou outra para testarem algumas receitas. Mas estes são apenas alguns exemplos que funcionam comigo e com a minha bebé, vocês terão de ajustar as vossas escolhas à vossa realidade, talvez até aconselharem-se com os vocês médicos para saberem se há algum alimento que devem evitar, e outros que terão de consumir mais, porque por exemplo,  se estão a amamentar, de certeza que já escutaram alguns mitos sobre determinados produtos que podem ter ou não, influencia na qualidade do leite, entre outras ideias que podem confirmar com os vossos médicos.

Resumindo – falem com os vossos médicos caso estejam a amamentar para terem algumas directrizes sobre a vossa alimentação, façam uma lista do que mais usam nas vossas cozinhas, mas também procurem ler sobre outros produtos e outras formas de cozinhar, deixem os bebés com aqueles que vos são próximos, saiam sem stress e confiança para comprarem o que precisam. E de volta a casa, entre rotinas dos bebés, procurem colocar em prática algumas receitas, para beneficiar de refeições simples e saudáveis que vos nutrem por dentro, e que será uma enorme ajuda para uma rápida recuperação do parto, mas também para uma recuperação de saúde em geral.

BOAS PRÁTICAS

Recommended Posts