#OIL PULLING CHALLENGE

Há uns bons meses atrás encontrei um post sobre um tal de Oil Pulling com óleo de coco orgânico que teria grandes benefícios para a saúde oral, fortalecia as gengivas, branqueava os dentes, e era uma excelente forma de ajudar o corpo a desintoxicar! Fiz algumas pesquisas, recolhi informações, e decidi testar esta técnica, deixo-vos aqui alguns conteúdos para que vocês façam as vossas próprias descobertas.

O Oil Pulling é explicado como sendo uma técnica utilizada pela medicina Ayurveda, a medicina tradicional indiana, que promove saúde oral através da limpeza e desintoxicação dos dentes e gengivas. Consiste em bochechar uma colher de sopa de óleo, preferencialmente em jejum, durante 10 a 20 minutos. Esta acção é apontada como tendo o efeito de remover toxinas do corpo, favorecendo a saúde em geral, e essencialmente dos nossos dentes e gengivas, prevenindo cáries, melhorando o hálito e ainda branqueando os dentes!

Tradicionalmente o Oil Pulling era feito com óleo de sésamo, existem outros óleos que podemos usar, os mais falados são o óleo de coco e azeite. É aconselhado o uso de um óleo orgânico e prensado a frio, e atenção que existem alguns óleos que não são aconselhados, então se por acaso preferir usar outros que não estes, devem fazer pesquisa e falar com o vosso médico dentista.

As minhas experiências foram feitas de manhã enquanto preparava o pequeno-almoço ou no duche, colocava uma colher de sopa de óleo na boca, a minha preferência é o de coco, e bochechava durante 10 a 20 minutos. Se vos parece muito tempo, deixem-me dizer-vos que eu não comecei assim, primeiro e durante meses, fiz apenas com uma colher de sopa de chá de óleo de coco, e somente durante 5m, e aos poucos é que fui aumentando a quantidade do óleo e o tempo de duração. Eu de inicio nem fazia em jejum, basicamente fazia quando me lembrava, e mesmo assim, notei efeitos…

Tenham atenção que não devem engolir o liquido, porque a intenção do Oil Pulling é trazer as toxinas de dentro para fora, no final do procedimento cuspam-no para o caixote do lixo e não para o lavatório, porque o óleo tende a ficar sólido quando frio e pode de alguma forma estragar ou entupir os canos. De seguida lavem sempre a boca com água morna, mas ainda não engulam, vão cuspindo,  e acabem lavando os dentes. Boas pesquisas! Boas experiências! Boas práticas!

BOAS PRÁTICAS

Recommended Posts