E nas férias, como se faz?

Há algum tempo que recebo mensagens a perguntar como continuar a praticar Ashtanga Yoga durante as férias?

Os exemplos são muitos e variam de pessoa para pessoa, alguns que escrevem que esta é uma altura do ano onde os filhos não estão na escola, o  que implica outros cuidados que impossibilita fazerem Yoga logo de manhã. Enquanto que existem  outros, que sublinham o facto de estarem a partilhar casa com outros familiares e amigos, e que os jantares são tardios, com conversas boas e longas, acompanhadas com um vinho português, que lhes afasta a vontade de praticar no dia seguinte. Há também os que referem a falta  que sentem do ambiente das aulas, com um professor e colegas ao lado. E  ainda há aqueles que falam das sensações de cansaço e desmotivação para a prática, depois de um dia inteiro passado na praia!

Se não é possível praticarem às 6h da manhã porque  têm bebés pequeninos como eu, e às 10h também não, pois o resto da família já acordou e querem  ir para a praia, mas ao entardecer ou anoitecer, sentem-se cansados por um dia passado em actividades ao ar livre!  Então têm mesmo que falar com a vossa família e amigos, e organizarem os  dias de modo a encontrarem uma hora onde, com calma,  possam estender os tapetes e desfrutarem da vossa prática.  Talvez a única hora praticável seja mesmo às 15h,  depois do retorno da praia do período da manhã, dos almoços e da função de deitarmos os mais pequenos, dos maiores estarem sossegados a brincarem um jogo, e de repararmos nos graúdos que acabaram por adormecer por detrás dos jornais, das revistas ou dos livros que folheavam. Vai ser preciso algum “jogo de cintura”, flexibilidade e entrega, para se ajustarem a uma realidade diferente, que de todo não será perfeita!

Querem mais dicas?

Expliquem os vossos filhos que os próximos momentos estarão a praticar Yoga, e que vão precisar de estar sozinhos. Peçam aos outros familiares, ou amigos, que tomem conta das crianças durante aquela hora, hora e meia.

Não percam tempo, mal vejam que é a oportunidade, estendam o tapete e comecem.

Talvez a vossa mente traga uma panóplia de pensamentos e sensações de pura preguiça, sim ainda estão a digerir uma parte do almoço (no próximo dia, comam menos), sim, até se encostavam para fazer uma sesta, mas respirem com maior intensidade, foquem a entrada e saída de ar pelo nariz, o movimento do diafragma, e em poucos momentos estarão repletos de energia, vitalidade e motivação para continuarem.

Não têm tempo suficiente para fazer toda a vossa sequência de posturas?  Mesmo assim pratiquem sem  pressa, respirem com calma,  porque não interessará o número de posturas que conseguirão fazer, a prática não é uma corrida com fim e meta, o importante é movimentem-se com a vossa respiração, presença e atenção.

Posso assegurar-vos que no final de cada prática, estarão mais felizes, com vitalidade e saúde no corpo e na cabeça, e acima de tudo nova disposição para aproveitar as vossas benditas férias!

E sabem que mais?  O facto de não fazerem as vossas práticas logo de manhã ou ao final do dia, dar-vos-á a oportunidade para tantas outras actividades onde poderemos celebrar a nossa vida de outra forma, seja por saírmos com os nossos bebés para uma caminhada e passeio ao ar livre enquanto o sol ainda não é muito forte, ou surfarmos ao final do dia, enquanto os(as) nossos (as)(espectaculares) maridos (mulheres), estão a dar apoio com as crianças na areia!

Porque o  importante é continuar a praticar com inspiração, sem ser uma obrigação!

 

BOAS PRÁTICAS

Recent Posts