# CHRISTMAS INTENTION

Sabem quando a vida começa gradualmente a ganhar um ritmo descontrolado? Onde tudo entra em resposta automática, muitas vezes errada, e começamos a ganhar nítida noção que é preciso parar? Fases mais descontroladas, onde a vida parece que perde a graça, e onde tudo é visto, pensado e sentido como complicado, difícil, e confuso? Originando uma sensação, constante, de estarmos completamente perdidos dentro de nós mesmos.

Quando a vida me trazia momentos destes, rapidamente procurava a rotina da minha prática de Ashtanga, e apesar de ensinar há anos e de praticar há outros tantos, também eu tantas vezes me desesperei por pouco ou por muito, e dava comigo a bater com a cabeça na parede até subir ao tapete, às vezes agarrava em cada parte de mim mesma, para não desabar no chão, e começava a praticar, mesmo nos dias em que a força era pouca, e não conseguia fazer a minha série completa de posturas,  a verdade é que no final das respirações, dos movimentos e posições havia sempre o acordar de força interna, garra e acima de tudo, discernimento para acalmar o que parecia estar a ser caótico. Tinha a sensação de após a prática de Ashtanga, de ganhar novas percepções sobre o que pensava ou sentia, e dava passos para afastar o nevoeiro que me limitava a clara compreensão do que me sucedia, e a partir daí, tomar decisões e acções para que o quotidiano voltasse novamente a ser tranquilo.

Claro que há situações que nos ultrapassam, e o caos que sentimos estar a viver, parece que não tem salvação,  por simplesmente praticarmos o nosso Ashtanga Yoga! Mas mesmo assim, umas respirações pelo nariz, movermos o corpo, esticarmos para ali e para acolá, torcermos e alongarmos, literalmente sacudirmo-nos por dentro, acaba por dar-nos esperança que a vida pode ser sentida e vivida de outra forma. E muitas vezes, há que subir, e voltar a subir, e voltar a subir ao tapete, dias atrás de dias, até que esta esperança acorde dentro do nosso coração, e ilumine a nossa mente da nova certeza que somos capazes de recuperar paz de espírito, luz no coração e vivermos mais calmos.

Eu acredito que todos temos a capacidade de nos ajustarmos a algo melhor, sairmos de uma fase menos boa, menos positiva, para algo mais leve e simples, por vezes não é de todo fácil, seja por saúde, ou todas outras condições que afectam e influenciam o nosso quotidiano, e a nossa vida em particular. Mas mesmo nos dias mais confusos, sonho com, ir pisar o meu tapete, mexer-me com a minha respiração, porque no final, sei que há maior conexão, integração e vontade de ultrapassar e superar a dificuldade.

BOM NATAL!

*foto tirada por Vera Sepúlveda.

BOAS PRÁTICAS

Recommended Posts