# BEST PRESENT

O melhor presente que tenho recebido nestes últimos tempos, é a oportunidade de praticar, de quando em quando, com os alunos cá de casa.

São dias que por alguma razão não foi possível praticar após o ensino da aula da manhã, e peço ao Jo, com jeitinho, para leccionar sozinho a turma da tarde.  Eu, a minha barriga proeminente, com a nossa filha lá dentro, começamos a movermo-nos com a respiração, e é de tal maneira especial, que o corpo solta, entrega-se à sensação crescente de bem-estar, de alívio de tensões e pressões naturais nesta fase da gravidez. Á minha volta, estão os praticantes que tão bem conheço, cada um no seu ritmo de respiração, a explorarem o seu potencial, entrando, permanecendo e saindo de cada posição. Entre entradas e saídas das posturas sinto o Jo perto, enquanto ajusta um e outro aluno, a sala rapidamente ganha uma profundidade,  uma energia de prática muito própria, que apenas surge dentro de uma aula de Ashtanga.

Uma energia de grupo forte, única, potente, transformadora, capaz de motivar e inspirar a feitos que outrora pareciam impossíveis. Quantas vezes vocês entram na sala, depois de um dia inteiro de trabalho, cansados, saturados, e mal estendem o tapete, começam as primeira voltas de Surya Namaskar, para rapidamente ganharem uma força interna, que até então, parecia inexistente?

Quantas vezes se arrastaram pelos minutos do vosso dia, sem vontade para muito, mas após alguma respirações e posições, o corpo parece que acorda da inércia, sacode-se internamente e encontram vivacidade e estímulo?

Quantas vezes mal chegam à entrada da sala, só de escutar as respirações dos outros, ou de verem o professor a ajustar,  sentem-se imediatamente inspirados para o vosso Yoga?  O segredo disto tudo? A energia desta prática tão especial, que nasce na respiração consciente e dinâmica, propaga-se para as posturas, tão sabiamente ordenadas, em que uma posição prepara a seguinte, estimula a atenção plena, no presente, no momento, também através do olhar fixo em determinados pontos, gerando concentração, distanciando-nos  das ondulações do fluxo de pensamentos e emoções, e ajudando a um processo inigualável, de limpeza, desintoxicação, do corpo e todas as partes do mesmo, mente, energia, alma.

No final da prática, saímos do Shala com a sensação que somos pequenos heróis, conquistamos espaço dentro de nós mesmos. O segredo é como em tudo, umas doses de responsabilidade, umas pitadas de compromisso com o que sentimos que nos faz bem, e depois é a própria vida que ajuda a mantermos viva a motivação para estender o tapete mais um dia, e no outro e no outro…

Sem dúvida que um dos melhores presentes que tenho recebido nestes últimos tempos, é de quando em quando, puder partilhar a prática ao lado dos alunos cá de casa, que carinhosamente me oferecem um sorriso, e mostram-se orgulhosos por esta minha barriga proeminente, com a nossa filha cá dentro!

BOAS PRÁTICAS

Recommended Posts