“ The full Ashtanga System
Practiced With Devotion
Leads To Freedom Within One’s Heart”

Shri K. Pattabhi Jois

O Ashtanga Yoga

é um sistema dinâmico de Yoga, que foi desenvolvido e difundido por Shri K. Pattabhi Jois (1915­2009). Caracteriza­-se pela sincronização de uma respiração consciente, ritmada e estável com movimentos e sequências de posturas que permitem uma profunda limpeza e desintoxicação do corpo e da mente.

O Ashtanga Yoga é um método de desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual. É um processo pessoal, gradual e progressivo. Divide­-se em três séries de posturas, a Primeira chama-­se Yoga Chikitsa, ou Yoga Terapia, tem como objectivo, o realinhamento do corpo e a desintoxicação do organismo. A Segunda Série, Nadi Shodana, ou Série Intermédia, cria as condições para uma purificação do sistema nervoso. A terceira série sub divide­-se em A,B,C e D e implicam força e graciosidade, levando praticante a um maior estado de conexão e integração.

A principal característica do Ashtanga Yoga é o Vinyasa – a coordenação consciente entre a respiração, movimentos e posturas ­ que cria calor interno, aumenta a circulação sanguínea e produz transpiração, iniciando um processo de desintoxicação físico e mental.

O Ashtanga Yoga começa por actuar no corpo, tornando-­o mais leve e flexível, para posteriormente acalmar a mente e fomentar foco e concentração. É um caminho lento, longo e verdadeiro de auto­ descoberta, uma prática para a vida.